Fundado em 15/05/2003 o Conselho de Secretários de Saúde do Estado de Roraima, COSEMS-RR trata-se de uma Associação na modalidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, no qual agrega os Secretários Municipais de Saúde, que por sua vez representam as Secretarias Municipais de Saúde de Roraima, e rege-se pela legislação que lhe for aplicável pelos termos do seu Estatuto Social.

Tem como finalidades: Congregar e articular os dirigentes de serviços municipais de saúde em todo o Estado de Roraima; Acompanhar e assessorar a organização dos serviços municipais de saúde no âmbito do Estado; Desenvolver e fortalecer os sistemas municipais de saúde, promovendo encontros, seminários, disseminação de informações e outros eventos de interesse governamental e não governamental, bem como de forma ascendente elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de serviços de saúde, elegendo prioridades para a Politica Nacional de Saúde, intercambio de experiências e informações entre seus associados.
Participar da formulação e desenvolvimento das Políticas de Saúde, com representação em instancias decisória a nível estadual e federal, acompanhar sua concretização nos planos, programas e projetos respectivos; Promover e defender os interesses dos Municípios no âmbito do Sistema Único de Saúde, perante as esferas Estaduais e federais, propondo, quando necessário, ações jurídicas, individuais e/ou coletivas e outras medidas cabíveis.

A origem dos Conselhos Municipais de Secretarias de Saúde integra a própria história do Sistema Único de Saúde (SUS): essas entidades nascem, justamente, da necessidade de criar mecanismos de pactuação entre os órgãos gestores do SUS, nos diversos fóruns de negociação e considerando as três esferas de governo.

Os primeiros passos dessa história foram dados em 1986, ano da 8ª Conferência Nacional de Saúde - marco do Movimento da Reforma Sanitária e da saúde pública brasileira. Durante o encontro, formou-se, pela primeira vez, a Comissão de Articulação de Municípios - que depois se transformaria no Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). No Estado de Roraima esse Conselho foi instituído, encabeçado pelo então Secretario Municipal de Boa Vista Wirlande Santos da Luz, passando a funcionar no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, sito Av. Getúlio Vargas,678, Centro, Boa Vista/RR a época.

Atualmente o escritório do Colegiado está localizado na Avenida Santos Dumont, número 1403, Salas 26 e 28, Bairro São Francisco, em salas cedidas pelo Núcleo Estadual do Ministério no estado, o Conselho dispõe de toda estrutura do prédio para realização de suas reuniões ordinárias e extraordinárias, e capacitações de servidores das secretarias municipais de saúde de todo estado, e atividades afins.