Presidente do Conasems discursa em celebração do Dia Nacional do Agente de Saúde
Nesta quarta-feira (04/10/2023), foi celebrado o Dia Nacional do Agente de Saúde (agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias). Convidado pela presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ilda Angélica, o presidente do Conasems, Hisham Hamida, participou da reunião da Conacs no plenário 8 da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF.
Em seu discurso, o presidente do conselho agradeceu o convite e parabenizou cada ACS e ACE pelo trabalho e pela dedicação, afirmando que o Conasems é um parceiro de primeira ordem da categoria.
“Nosso objetivo é um só: o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. O inimigo é outro, que são as ameaças que o SUS tem sofrido”, comentou. Hisham disse que este 4 de outubro traz um sentimento agridoce, uma vez que, apesar da celebração da data, o SUS sofreu dois grandes golpes na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado com a aprovação da PEC 10/2022, conhecida como PEC do Plasma, e com o PLP 136/2023.
“Nesta casa [Congresso Nacional], estão desvinculando receita do sistema de saúde, algo que pode acarretar em uma perda de R$ 18 bilhões já em 2024. Em cinco anos, esse montante pode chegar a R$ 100 bilhões a menos para o SUS. Além disso, temos a PEC do Plasma, que é a possibilidade de transformar o sangue em mercadoria. Isso é um retrocesso sem precedentes. Não podemos deixar que isso aconteça. O SUS é nosso, é patrimônio do povo brasileiro”, afirmou.
Em seguida, Hisham novamente parabenizou cada um dos ACS e ACE pela participação no Saúde com Agente, programa feito em parceria com o Ministério da Saúde e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul no qual foram capacitados tecnicamente quase 200 mil agentes de saúde.
“Esta é uma formação histórica, um dos maiores cursos de formação técnica do mundo, com evasão menor do que 4%, algo que só reforça o compromisso de vocês e do Conasems com o SUS. Estamos nas tratativas para viabilizar a segunda turma e, quem sabe, no próximo 4 de outubro não possamos estar aqui comemorando a formação da segunda turma?”, disse o presidente do conselho.
Veja fotos da reunião (crédito: Mateus Vidigal/CONASEMS):