Participantes foram selecionados no 1º Prêmio “UNFPA Saúde Reprodutiva para tod@s: Acelerando o compromisso” da 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS

Teve início nesta segunda feira, 23 de maio, uma troca experiências de destaque em saúde sexual e reprodutiva de três municípios brasileiros, em um intercâmbio presencial, como parte do 1º Prêmio “UNFPA Saúde Reprodutiva para tod@s: Acelerando o compromisso”, realizado na 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, que ocorreu no XXXVI Congresso Conasems em Campo Grande, MT, em 2022.

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) concedeu a premiação aos trabalhos de maior destaque na temática saúde reprodutiva, mais uma menção honrosa, cujas experiências estivessem associadas à garantia do acesso universal à saúde reprodutiva para todas as pessoas. O prêmio busca enfatizar ações que visem alcançar os resultados transformadores propostos pelo UNFPA até 2030: zero necessidades insatisfeitas de contracepção; zero mortes maternas evitáveis; e zero situações de violência contra mulheres e meninas.

A premiação consiste em viagens de prospecção e estudos entre as vencedoras, com início em 23 de maio, até 19 de junho. Duas pessoas autoras de cada uma das três experiências premiadas realizarão as viagens para conhecer a atuação das outras duas experiências. A selecionada por menção honrosa poderá escolher uma das três premiadas para ser visitada.

O intercâmbio está baseado em uma abordagem simples para favorecer a troca de informações que reflitam as condições locais, a partir da ótica dos atores envolvidos na execução das experiências. O método se apoia no planejamento participativo, envolvendo cinco aspectos: demonstração da utilização de estratégias inovadoras; demonstração de resultados concretos na melhoria de indicadores de saúde; o aporte da experiência para a maior segurança dos usuários e das equipes de saúde; o desenvolvimento de ações intersetoriais; e a viabilidade de replicação da experiência.

 

Primeira visita

O primeiro município a ser visitado foi Fraiburgo, em Santa Catarina. Na programação, realizada entre os dias 23 e 25 de maio, foram realizados o acolhimento, com a presença do prefeito Wilson Ribeiro Cardoso; reunião técnica de apresentação das ações realizadas; visita ao Materno, unidade de referência de assistência ao pré-natal; e visita aos demais pontos da rede de atenção à saúde da mulher.

Estiveram presentes as seguintes autoras das experiências premiadas: Gabrielle Almeida Rodrigues e Cinthia M. Oliveira Brasil, do município de Boa Vista/RR; Josiéllyda Lopes Texeira, do município de Buritis/RO; e Indaiára Viero Perazzoli e Marilia Ceron Thadani, do município de Fraiburgo/SC. O próximo intercâmbio será em Boa Vista, nos dias 15 e 16 de junho.

Experiências premiadas

Buritis, Rondônia - Integralidade da Assistência à Saúde da Mulher em um Ambulatório Especializado na APS em Buritis/RO

Autora: Josiélyda Lopes Texeira

Coautora: Michele Janaina X. Gadelha, Juliana S. G. Martinovshi

O projeto visa integralizar as ações destinadas a saúde da mulher em um ambulatório especializado no município de Buritis, auxiliando no planejamento familiar através de métodos contraceptivos de longa duração, ofertando serviços especializados para mulheres com lesões intraepiteliais escamosa de baixo e alto grau do colo do útero, e realizando pré-natal de alto risco.

Fraiburgo, Santa Catarina - Reorganização da Assistência ao Pré-Natal na APS

Autora: Marília de Bairros Ceron Thadani

Coautora: Indaiara Viero Perazzoli

O projeto visa a melhorar a qualidade da assistência ao pré-natal e reduzir a morbimortalidade do binômio mãe e filho. O trabalho direcionou as ações de forma a proporcionar uma assistência segura para garantir às gestantes um acompanhamento de pré-natal adequado e de qualidade, em meio a pandemia da Covid-19.

Boa Vista, Roraima - Ampliação dos Métodos Contraceptivos na Atenção Primária à Saúde de Boa Vista-RR.

Autora: Gabrielle Almeida Rodrigues

Coautora: Cinthia Matilde Oliveira Brasil Pereira

O projeto visa a implantar a consulta com ênfase no planejamento reprodutivo por profissionais com competência, ampliando a acessibilidade como direito à vida reprodutiva qualificada e segura para as mulheres em idade fértil na Atenção Primária à Saúde de Boa Vista-RR, qualificando a consulta com ênfase no planejamento reprodutivo com foco nos métodos contraceptivos e ampliando o acesso das mulheres do município ao DIU, quando o mesmo for elegível.

Natércia, Minas Gerais (Menção honrosa) - Promoção dos Cuidados Multidisciplinares nas Práticas em Saúde da Mulher

Autor: geovani Cleyson dos Santos

Coautora: Vyvian Ambrosino

O projeto visa a articular ações e organizar o serviço de atenção à saúde sexual e reprodutiva para a população geral, promovendo ações intersetoriais sobre à saúde sexual e reprodutiva; investigando e analisando dados sobre saúde sexual; ampliar a rede de serviço de saúde sexual e reprodutiva; incentivar o uso de métodos contraceptivos; fortalecer a assistência de pré-natal, incluindo o pré-natal do parceiro e aumentar a adesão ao planejamento familiar.