A Secretaria de Saúde (Sesau) anunciou nesta terça-feira (20), que receberá do Ministério da Saúde um lote com 20.670 doses de vacinas contra a dengue. A chegada dos imunizantes está prevista para quinta-feira (22).

“Depois de uma longa espera, finalmente estaremos recebendo as nossas vacinas contra a dengue. O Estado vai receber mais de 20 mil doses do imunizante que estará atendendo os 10 municípios contemplados [pelo Ministério da Saúde], cujo público-alvo será as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos”, informou a coordenadora Geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira.

Nesse primeiro momento, o público a ser atendido pela campanha em Roraima será de crianças de 10 e 11 anos, expandindo-se gradativamente às demais faixas-etárias.

Em Roraima, a campanha contemplará os municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.

“Nesse momento, estaremos recebendo o primeiro lote das vacinas e assim que chegarem em solo roraimense, faremos a distribuição e entrega aos municípios, além de executar o acompanhamento da aplicação dessas vacinas”, completou Valdirene.

Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, o Estado contabilizou 113 casos prováveis de dengue até o dia 15 de fevereiro.  A eliminação dos criadouros continua sendo a principal arma contra o avanço da doença.

“É um momento muito importante na prevenção contra a dengue e a gente sempre lembra que a vacinação é mais um instrumento [contra a dengue]. Mas os cuidados com o mosquito, com a eliminação dos criadouros, continua sendo prioridade”, pontuou a coordenadora da CGVS.

 

Fonte: https://roraimaemtempo.com.br