Mais de 11,7 milhões de brasileiros e brasileiras foram vacinados com a dose bivalente da vacina contra a Covid-19. Desse total, 8,8 milhões foram aplicadas na população idosa a partir de 60 anos, grupo vulnerável com maior contingente no país. Além da vacinação por faixa etária, que já soma mais de 9,2 milhões de doses aplicadas, os grupos focais mais vacinados até esta sexta-feira (28) são:

  • trabalhadores da saúde: mais de 1 milhão de doses aplicadas;
  • pessoas com comorbidades: mais de 747 mil doses aplicadas;
  • povos e comunidades tradicionais: mais de 150 mil doses aplicadas;
  • pessoas institucionalizadas: mais de 82 mil doses aplicadas; e
  • povos indígenas: mais de 63 mil doses aplicadas.

No total geral, as mulheres foram as que mais se vacinaram com o reforço bivalente: 6,7 milhões de doses. Entre os homens, 4,9 milhões de doses foram aplicadas até agora. Os dados são da plataforma LocalizaSUS.

Nesta semana, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação com a dose de reforço bivalente para toda a população acima de 18 anos. A recomendação tem o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país. Cerca de 97 milhões de brasileiros podem ser vacinados nesta etapa do Movimento Nacional pela Vacinação.

A imunização com a vacina bivalente é voltada a quem já completou o esquema básico contra o vírus ou para quem recebeu uma ou duas doses de reforço. O intervalo entre a dose mais recente deve ser de quatro meses. O Ministério da Saúde reforça que, tanto as vacinas monovalentes quanto as bivalentes, têm segurança comprovada e são igualmente eficazes na proteção contra o coronavírus.

Com informações do Ministério da Saúde.